Análises e métricas são pontos essenciais para que o marketing digital dê resultado. Afinal, não existe marketing online sem dados e sem estratégia. E os números e informações que você coletar são essenciais para determinar quais decisões tomar para seu negócio.

Hoje, a Pilar vai te mostrar algumas das métricas importantes dentro do marketing digital e que você precisa entender para identificar um avanço ou não nas suas ações e campanhas online. Vamos te ensinar também quais delas devem ser observadas dependendo do seu objetivo.

Como definir métricas a serem observadas?

Se o marketing digital não existe sem métricas e dados, ele também não funciona sem objetivos. Portanto, o primeiro passo para decidir quais métricas observar é identificar o objetivo da campanha. 

Se o objetivo for mais cliques por um custo menor, então é necessário observar o custo por clique. Se o objetivo for a conversão, então a taxa de conversão e o custo por lead são as métricas necessárias. Existem algumas delas que é sempre válido observar. O KPI e o ROI, por exemplo, te dão uma boa indicação de quanto você está investindo e recebendo de retorno.

KPI (Key Performance Indicator)

Indicação Chave de Performance, ou KPI, serve para entender se certas ações estão dando resultado ou não. Essa métrica é importante para saber se o marketing da empresa conseguiu atingir os objetivos ou não. Os indicadores dessa métrica podem ser diversos e até envolver outras métricas que falaremos abaixo. Mas também podem ser números simples, que indicam que determinada campanha deu certo. 

Por exemplo, se o objetivo de uma campanha de marketing foi atrair mais visitantes ao blog, e o número de visitantes de fato aumentou, esse é um indicador de uma boa performance.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é a métrica que calcula quantos usuários passaram de um nível do funil de vendas para outro. Ela identifica qual a porcentagem de visitantes que estão mais próximos de se tornarem clientes da marca. Para calcular esse tipo de métrica, basta dividir o número de visitantes de um ponto no site pelo número de ações tomadas pelos usuários dentro da página. 

Qual ação deve ser essa? Simples, aquela que você traçou como objetivo da campanha de marketing. É por isso que é tão importante já ter uma meta definida antes de olhar para as métricas.

CPC (Custo por Clique)

Custo por Clique, ou CPC, é a métrica que define quanto de investimento a empresa fez para conseguir aquele clique. Geralmente é utilizada em campanhas com anúncios online. Dessa forma, a marca pode calcular se obteve lucro ou não com os anúncios que colocou em plataformas online. 

Calculando CPC é possível ter um controle melhor do investimento feito nesse tipo de campanha. Inclusive, já ensinamos como fazer esse cálculo para o Google Ads aqui no blog. Confere nessa postagem aqui. Só para te relembrar, para calcular essa métrica você deve dividir o número de cliques pelo custo da campanha.

ROI ( Retorno Sobre Investimento)

O ROI é uma das métricas mais importantes. Se você ainda não a calcular, não perca tempo. Ela registra quanto de retorno a marca obteve considerando o investimento que teve até o momento. Ela indica quais esforços estão dando resultado ou não no negócio. Portanto, é um ótimo indicador para entender se o marketing está indo bem ou não. 

Para calculá-lo de forma adequada, você precisa diminuir a receita obtida pelo valor investido e dividir pelo valor investido. Se o ROI der positivo, isso significa que ainda dá para investir mais.

CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

Como o nome já diz, o CAC é o cálculo de quanto aquele cliente custou para a empresa. Essa métrica é um bom jeito de entender quais esforços de marketing levaram o cliente até ali e quanto investimento é necessário. O ideal é colocar o CAC em contextos para entender se o número está bom ou não. 

Quanto menos as ações de marketing custarem, melhor. Para calcular essa métrica basta pegar todos os investimentos feitos em marketing ou para atrair clientes e dividir pelo número de clientes que a empresa teve naquele período.

LTV ( Custo do Tempo de vida do cliente )

Custa mais conseguir um cliente novo do que fidelizar e convencer um cliente que já utiliza a marca para comprar novamente. O LTV busca colocar em números o quanto um cliente pode oferecer de lucro a empresa. Toda marca deve ter dentro das suas estratégias de marketing campanhas voltadas para a fidelização do cliente. Não apenas para a aquisição de clientes novos.

O LTV te permite identificar o quanto o seu cliente pode te oferecer até não se interessar mais pela sua marca. Para fazer esse cálculo multiplique o ticket médio mensal pelo tempo de retenção do cliente.

Tempo gasto no site

O marketing de conteúdo também pode ser avaliado através de métricas. O ideal é identificar o quanto de tempo o usuário gasta no site. Isso é uma boa métrica para indicar se o conteúdo está indo bem ou não e se os links levam o usuário a outros conteúdos do site. 

Além disso, muitas plataformas já registram o tempo dos usuários em páginas web. Basta entrar na plataforma em que o seu site se hospeda e observar essa métrica com frequência. Se o tempo gasto diminui, então é hora de modificar seu conteúdo. Se ele aumenta, então você está indo pelo caminho certo.


E para te ajudar em tudo isso, você pode contar com a Pilar Marketing. Nesse ano que vai começar, podemos ser a parceria que vai te dar resultados incríveis. Portanto, Se precisar de ajuda, de fazer um orçamento ou mesmo discutir estratégias pode contar com nossos atendentes!  Vamos ficar felizes em conversar com você sobre seu negócio. Caso tenha alguma dúvida ou queira fazer um orçamento sem compromisso, entre em contato.

Assim, fechamos o nosso artigo e te esperamos no próximo! Até mais.

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