Muito se fala sobre experiência do usuário, ux design e como é importante se preocupar com seu público-alvo. Mas raramente esses pontos são, de fato, colocados em prática. Existem diversas formas de aplicar a experiência do usuário em uma empresa. 

No artigo de hoje, a Pilar te mostra algumas dessas formas e como colocá-las para funcionar no seu negócio.

A experiência do usuário vai além do site

O UX Design é muito comentado hoje em dia, porém a experiência do usuário vai muito além do design. Ela pode ser aplicada em muitas outras áreas da sua empresa. Inclusive, deve ser aplicada. Apenas assim você poderá oferecer ao usuário uma boa estadia, compra e consumo da sua marca.

O UX design é de extrema importância, mas sozinho não basta para fidelizar clientes e atrair novos usuários. É preciso oferecer ao consumidor uma experiência boa e completa. Que vai do início ao fim com tudo que pode agradar ao público-alvo.

É nisso que muitas empresas possuem dificuldade. Elas podem entender o conceito de experiência do usuário e aplicá-lo em seu site. Mas além disso, no atendimento, na forma com que a empresa lida com seus clientes e com quem consome seu conteúdo, a boa experiência some de vista. E isso não pode acontecer de forma alguma.

Como a experiência do usuário se reflete nas outras áreas do negócio?

Se engana quem acha que a experiência do usuário some depois do design. Ela se transforma e até adquire outros nomes dependendo da área em que aparece.

Quando lidamos com a área de atendimento, por exemplo, ela se torna a experiência do cliente. Quando lidamos com contratações, com recrutamento de novos colaboradores, ela se torna candidate experiente. E assim por diante, a experiência do usuário vai aparecendo em toda a jornada do cliente.

Do início ao fim, é preciso se preocupar de verdade em como o usuário vai consumir a marca. Nunca se esqueça disso e se torne responsável pela experiência nessas diversas etapas.

Comece gerando valor da forma certa

Já discutimos aqui, no blog da Pilar, a diferença entre preço e valor. Se você não acompanhou essa publicação em específico, clique aqui e dê uma olhada. A maneira mais interessante de obter benefícios através da experiência do usuário é gerar valor no seu produto. Mais do que isso, tornar a experiência do usuário algo que acrescente valor ao seu produto.

E isso pode ser feito de diversas formas. Desde uma entrega diferenciada, até mesmo uma embalagem pensada, um atendimento excepcional, um brinde… Tudo isso pode acrescentar valor ao seu produto.

 Facilite os processos da sua empresa

Algumas vezes o que o usuário busca não é um produto inigualável, mas facilidade no atendimento. Muitas empresas investem nesse tipo de valorização. Atendimento sem burocracia e muitas etapas, uma compra mais simples, com opções de entrega mais rápidas. 

Esse tipo de coisa acaba esbarrando algumas vezes em legislações e burocracias do próprio governo estatal ou nacional. Mas o ideal é que, caso não haja empecilhos legais para isso, todo o processo seja feito da forma mais simples e menos burocrática possível.

Entenda o caminho do usuário pela sua marca

E para saber o que o usuário quer no quesito de experiência, é preciso saber qual o caminho que ele usualmente percorre pela marca até a compra. Seja no site, na loja online, nas redes sociais ou consumindo conteúdo da empresa, você precisa saber qual o próximo passo do usuário.

Assim, você vai entender o que ele necessita e onde são os pontos no seu produto ou atendimento que geram valor de fato. Mas como entender qual o caminho feito pelos usuários e clientes da marca? Traçando a jornada do cliente através do funil de vendas. Já temos aqui no blog uma publicação que explica o que é e como fazer um funil de vendas. Então, dê uma olhada nele clicando aqui.

Invista em um bom atendimento

O atendimento é parte essencial da experiência do usuário e da experiência do cliente. Se pensarmos bem, ambos estão interligados, já que muitos sites, muitas redes sociais, servem de atendimento direto para usuários se tornarem clientes. E oferecer o melhor tratamento para esse tipo de contato é se preocupar com a experiência do seu público-alvo. 

Aqui, as dicas são as seguintes: disponibilize mais de uma forma de contato e tenha sempre alguém para atender o cliente ou usuário. Não se esqueça da boa educação e de enviar mensagens escritas corretamente e que não dêem margem para maus entendidos. Seja solicito de verdade, e não apenas uma máquina que manda mensagens automáticas.

Fique de olho nos resultados

E a dica de sempre: se for tomar alguma ação, fique de olho nos resultados. Anote métricas que indiquem a melhora na aquisição de clientes, na retenção dos mesmos ou o que você achar necessário identificar. 

Já falamos sobre métricas aqui na Pilar! Se quiser dar uma olhada, é só clicar nesse link aqui e visitar nossa publicação. Toda ação de marketing digital deve ser metrificada. Do contrário, não sabemos onde estamos indo e onde queremos chegar. Fique de olho nos resultados todo fim do mês e torne isso um hábito.


A boa notícia é que você não precisa fazer nada disso sozinho. Você pode contar com a Pilar Marketing.Investir em uma estratégia de experiência do usuário e aplicá-la de fato na sua marca não é tarefa fácil . Por isso, contar com uma equipe especializada é o ideal para sua empresa. Com os profissionais da Pilar, seu site vai alcançar a excelência em pouco tempo.

 Então, se precisar de ajuda, de fazer um orçamento ou mesmo discutir estratégias pode contar com nossos atendentes! Entre em contato e venha conhecer mais sobre a gestão de redes sociais que a Pilar pode fazer por você.

Assim, fechamos o nosso artigo e te esperamos no próximo! Até mais.

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